Nossa história
Em 1975, surgiu o primeiro Centro Interescolar de Línguas do DF. Foi um projeto idealizado pela professora Nilce do Val Galante que propôs a oferta de cursos de línguas, em caráter sequencial e progressivo, no horário contrário ao das aulas regulares e com menos estudantes por turma, para uma melhor aprendizagem da língua estrangeira. A criação desse primeiro CIL não foi tarefa fácil, mas o trabalho foi tão bom para a população do DF, que pouco a pouco foram surgindo mais CILs em diferentes Regiões Administrativas.
A cidade de Samambaia foi criada em 1989 para assentar famílias que viviam em invasões e fundos de quintal, vindas de diversas partes do país. A cidade cresceu, se estruturou, mas durante muitos anos, os estudantes iam ao Plano Piloto ou Taguatinga para estudar em um CIL.
A população pediu, e com a ajuda de muitas pessoas e autoridades, em 2016 foi criado o CILSAM. Sem sede própria, começou a funcionar no Centro de Ensino Médio 414, mas um galpão abandonado, utilizado como ponto de tráfico, foi transformado em um prédio moderno e bem estruturado para atender 1200 alunos da rede pública e moradores da comunidade. A inauguração aconteceu em 9 de março de 2017. Desde então tem se firmado como escola pública de idiomas, sendo um passaporte para novas oportunidades e ajudando o aluno a ser membro participativo de sua comunidade.